sábado, 19 de março de 2016

Vamos Prevenir ? Dirofilária


OIIEEEE....!!!!!

Como muitas pessoas me perguntam sobre a saúde animal resolvi criar esse é um novo quadro onde vamos tratar sobre bem estar animal. 

Então, VAMOS PREVENIR ?




Você sabe o que é DIROFILÁRIA?



A dirofilariose canina, popularmente conhecida como a doença do verme do coração, pertence à mesma classe das lombrigas, é uma doença parasitária cardiopulmonar, um parasita que acomete cães domésticos e silvestres, considerados os hospedeiros naturais e principais reservatórios desta parasitose, embora o homem, possam também ser infectados, sendo, portanto, uma zoonose . 


Onde ela acontece? 

O parasita Dirofilaria immitis há uma maior prevalência em cidades litorâneas de clima quente . A doença é transmitida por variados tipos de mosquitos, que penetram pela pele e através dos vasos sanguíneos, atingem o coração em um período de 90 a 100 dias após a infecção, tornando-se vermes adultos 

Esquema da transmissão da Dirofilária ao lado de um coração real com Dirofilária

Como saber se meu animalzinho está com ela ( SINTOMAS )? 

As manifestções clínicas são cadiológicas, lesões pulmonares, hepáticas e renais. A doença é grave, podendo levar inclusive com óbito. Na dúvida leve seu pet ao Médico Veterinário.


DIAGNÓSTICO ?

Existem disponíveis várias opções de exames de sangue que podem lhe confirmar se seu pet está infectado ou não. Há também alguns exames de imagem, como raio x e ultra que facilitam a confirmação para o Médico Veterinário.
Converse com o Médico Veterinário de seu animalzinho para saber qual o exame mais indicado para ele. 

*Se o resultado for positivo, consulte um veterinário antes de administrar qualquer remédio a seu peludo. 

QUAL O MOSQUITO TRANSMITE ?

Seus principais vetores são mosquitos dos gêneros CulexAedes e Anopheles. Vale lembrar que o mais citado é o Culex quinquefasciatus.

TEM TRATAMENTO ?

A dirofilariose tem tratamento. Os métodos de tratamento existentes atualmente são prolongados e implicam um acompanhamento frequente e regular por parte do Médico Veterinário. São geralmente compostos de injeções e medicações orais.
O tratamento não é livre de efeitos secundários. Estes serão mais frequentes e severos quanto maior for a infestação.
Independentemente de qual droga é administrada, quando os vermes adultos morrem, eles podem obstruir os vasos sanguíneos nos pulmões (chamado de embolia pulmonar).
Devido ao risco de embolia, qualquer cão sendo tratado com um adulticida deve ser mantido calmo durante o tratamento e em infestações mais graves, vermes adultos são removidos do coração cirurgicamente. 
O tratamento em animais que possuem o verme adulto é bem difícil e nem sempre com resultados esperados. Porem há medicamentos muito eficientes contra a larva podendo mata-las antes que se alojem no coração. A melhor forma de combater a doença é a prevenção e em casos de suspeita corra para o Médico Veterinário.


COMO PREVENIR?

Há no mercado vários medicamentos que espantam o mosquito ou matam as larvas. Dentre eles temos: 



*Os medicamentos para prevenção do verme NÃO podem ser usados se existirem vermes adultos no animal, o que exigirá outro tipo de tratamento.




.....

Ai você me diz: " Tá Mari, você disse que dirofilária acontece na sua maioria nas zonas litorâneas, eu não moro em uma, então não preciso prevenir meu animal !"

E é aí que você se engana, por que, lembra lá em cima quando falei dos mosquitos?
Um deles se chama Aedes esse nome te é familiar ?

Conhece um mosquitinho chamado aedes aegypti que está deixando o Brasil inteiro em alerta ? É isso aí..... ele pode transmitir a Dirofilária......

"Mosquitinho safado esse em... além de transmitir, Dengue, Zika, Febre Amarela e chikungunya ele ainda pode infectar meu cachorrinho com essa tal dirofilária? "

SIM, PODE, então, nada de pratinho de planta com água, nada de pneu, garrafas na chuva e caixas d'águas abertas para esse mosquito chato se proliferar !

E como ninguém é de ferro, Prevenir é melhor que remediar, então.... MÃOS A OBRA !

Espero ter ajudados a vocês !



ATÉ A PRÓXIMA !
BJOS !
MARI



FONTES: CICARINO, C. Dirofilariose Canina, São Paulo, 2009
                 http://veterinaria-online.blogspot.com.br
                 http://tudosobrecachorros.com.br




0 comentários on "Vamos Prevenir ? Dirofilária"

Postar um comentário

 

My Blog List

Welcome